Gato Lab!

O Gato Lab é um laboratório de desenvolvimento de roteiros que faz parte dos eventos de formação do Cinefest Gato Preto. É um ambiente de trocas de experiência, imersão e discussões sobre cinema e roteiro para realizadores, estudantes e interessados do Vale do Paraíba.

Ele acontece gratuitamente do dia 10 ao dia 12 de julho de 2020, onde cada participante desenvolverá um projeto de roteiro de curta-metragem sob a consultoria de três profissionais do mercado, trocando experiências sobre o cinema e sobre escrever. Teremos aulas, palestras, debates, exibições de filmes e consultorias individuais para cada um dos roteiristas. 

 

Um dos roteiros trabalhados no laboratório ainda será contemplado com um prêmio oferecido pela Escola de Cinema Mastershot , que consiste em serviços de assessoria para a direção de fotografia e produção, avaliação técnica e bolsa integral para um curso oferecido pela escola. Tudo para dar suporte na realização do curta-metragem em questão, que estreia na telona na edição do ano seguinte do CineFest Gato Preto.  

Esse ano o laboratório será realizado em um ambiente totalmente virtual, visto as condições atípicas que vivemos. Pede-se que cada participante tenha acesso a internet, microfone e à câmera para participar dos debates e reuniões.  

 

O laboratório selecionará até 10 participantes para o evento. O número de participantes e os critérios de seleção serão decisões da coordenação do laboratório. O roteiro vencedor da premiação será anunciado no encerramento do Cinefest Gato Preto no dia 26 de setembro, junto com outros premiados.

Consultores Felinos!

Stephanie Degreas

Paulo Leierer

Victor Fisch

Conheça os consultores:

 

Stephanie Degreas é atriz e roteirista. Mestra em Teatro pela Royal Academy of Dramatic Art, também se formou no INDAC Escola de Atores e cursou Audiovisual na Universidade de São Paulo.

 

Trabalhou como autora de séries e filmes para produtoras como Rede Globo, Loma Filmes e O2 Filmes. Entre os projetos de que participou destacam-se as séries "A Teia" e "Supermax". Como atriz, participou do longa "Albatroz", da série "Terrores Urbanos" e esteve em cartaz com peças como "Despertar Elétrico" (The Living Theatre, SESC Consolação) em São Paulo, "Fear" em Londres e, na Grécia, "Women of Troy".

Stephanie Degreas

 

Victor Fisch é formado em cinema, com mestrado em roteiro. Foi diretor e curador do Cinefest Gato Preto por 5 anos (2015 a 2019). Foi responsável pela criação do Gato Lab e da Novena Cinematográfica. Criou o FICSU - Festival Internacional de Cinema de Surf de Ubatuba, que teve sua primeira edição em 2019. Criou e dirigiu o festival de artes de Franco da Rocha, Soy Loco Por Ti Juquery, que acontece anualmente desde 2018. 

 

É professor, produtor, roteirista, montador, diretor e membro do coletivo de produtores Vale Audiovisual. Tem dois curtas que passaram em diversos festivais. "Gaiola", de 2018, estreou no Fest. Int. de Durban, África do Sul e "Onde Você Vai?", de 2011, que foi premiado no Fest. Int. de Curtas de São Paulo, Kinoforum. Roteirista premiado pela ABRA, pelo projeto "Guerras do Brasil.doc", de Luiz Bolognesi.

Victor Fisch

 

Diretor e roteirista, trabalha desenvolvendo e escrevendo projetos com grandes produtoras brasileiras, especialmente comédias. Trabalhou com produtoras como a Glaz Entretenimento, Olhar Imaginário, Coração da Selva, Bossa Nova, Sentimental Films e atualmente escreve uma série na O2 Filmes para um canal internacional. Escreveu e dirigiu séries veiculadas em canais como o Comedy Central, Netflix, Food Network e A&E, e teve curtas-metragens exibidos em festivais como o Festival de Gramado, a Mostra Internacional de São Paulo, o Durban International Film Festival, International Film Festival Hannover e o Festival de Curtas de Bogotá, qualificatório para o Oscar.

 

É professor de roteiro da AIC - Academia Internacional de Cinema, e do INC - Instituto de Cinema. Seu primeiro roteiro de longa-metragem atualmente está sendo pré-produzido por uma produtora portuguesa, com filmagem prevista para 2021.

 Paulo Leierer