• Gato Preto

29/11 - 21h - Sessão Competitiva 3 - Direção de Arte


As sessões acontecem sempre no Teatro Teresa D’Avila, na Unifatea Avenida Doutor Peixoto de Castro, 539 - Lorena

O Cinefest Gato Preto divide as sessões da mostra competitiva em áreas do cinema, pensando na melhoria do debate.

A direção de arte de um filme contempla a cenografia, objetos, figurino, maquiagem e o pensamento da cor (em conversa com a fotografia). Nesta sessão temos uma diversidade e uma qualidade muito grande nesse sentido. Dois filmes futuristas, "O Lamento da Serpente" e "Janina Overdrive", o primeiro feito com composições mais naturalistas, de um futuro distópico que poderia ser hoje e o segundo cheio de elementos cenográficos interessantes, que fogem do naturalismo e se destacam na composição. "Deusa" é um filme bem naturalista, de poucas cores e poucos elementos, mas a aparição de uma baleia cenográfica chama a atenção do filme. Já "Ao final da conversa..." é um filme duro, cru, que remete aos filmes franceses, como os dos Dardenne, feito com elementos que compõe apenas o necessário e que é muito bem construído, como uma direção de arte "invisível". O documentário "Jornada" completa a sessão trazendo a discussão do que pode ser direção de arte no documentário, em especial em um de registro de uma manifestação cultural.

21h - Sessão Competitiva 3 - Direção de Arte (91 min)

“O Lamento da Serpente”, de Guilherme Dacosta

Sinopse:

Se o meu passado foi lama, hoje quem me difama vive na lama também.

Trailer:

https://vimeo.com/238645336

“Jornada”, de Carlos Mosca

Sinopse:

O Terno de Reis é uma tradição brasileira centenária que remonta a viagem dos Reis Magos para adorar o Menino Jesus. Ela acontece no Brasil inteiro, mas é no Sul de Minas Gerais, que ela tem seus representantes mais antigos, e no município de Aiuruoca, nos bairros rurais do Cangalha e da Pedra, ela acontece anualmente com toda sua punjança e originalidade.

“Deusa”, de Bruna Callegari

Sinopse:

Deusa trabalha como arrecadadora no pedágio da ilha em que vive. Acostumada a ver o deslocamento dos viajantes, nunca havia pensado no próprio destino. Quando uma baleia encalha na praia, Deusa se sente diferente.

Trailer:

https://vimeo.com/174595300

“Ao final da conversa eles se despedem com um abraço”, de Renan Brandão

Sinopse:

Ao mesmo tempo que se despede de Heliomar, Elisa encontra o jovem Michel.

Trailer:

https://vimeo.com/216430416/3b11f10b1f

“Janaína Overdrive”, de Mozart Freire

Sinopse:

Uma transciborgue busca sua sobrevivência longe do controle biotecnopolítico da corporação.

Trailer:

https://vimeo.com/175830809


0 visualização