Regulamento do XV Cinefest Gato Preto

Apresentação

O Cinefest Gato Preto é um festival de curtas-metragens nacionais, competitivo realizado na cidade de Lorena, região do Vale do Paraíba. Em 2015, criou-se uma parceria entre a produtora Trapézio Produções Culturais; a Travessia Filmes; o UNIFATEA (Lorena) – Centro Universitário Teresa D’Ávila e Olga Arantes e Olga de Sá, organizadoras desde sua primeira edição. Desde então a Trapézio tem produzido as edições de 2016, 2017, 2018 e 2019.

 

O festival se caracteriza por valorizar todas as áreas do processo da produção cinematográfica, criando sessões temáticas de acordo com os filmes recebidos pela curadoria do festival. O festival convida realizadores dos filmes selecionados, para compor uma roda de debate sobre o processo de produção e a temática dos curtas exibidos.

 

Resumo do que estamos buscando nos filmes:

  • Realizados no Brasil

  • Até 25 minutos

  • Realizados a partir de 01 de maio de 2017

  • Temática livre

  • Espaço especial para filmes da região (Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte /SP)



 

1. Inscrição

1.1. O período de inscrição acontece do dia 01 de maio ao dia 31 de maio de 2019.

1.2. A inscrição para o festival acontece completamente online. Os interessados deverão realizar o upload de seus filmes, de maneira fechada ao acesso público nas plataformas Youtube ou Vimeo e enviar na ficha de inscrição o link do curta-metragem, juntamente com a senha de acesso para a visualização.

1.2.1. A organização do festival não se responsabiliza por links ou senhas erradas que não permitam a visualização do curta-metragem.

1.3. É imprescindível que o interessado preencha a ficha de inscrição que se encontra no site do festival http://www.cinefestgatopreto.com.br/ , com exceção daqueles que se inscreverem pela plataforma FestHome.

1.4. A inscrição para o XV Cinefest Gato Preto é gratuita. Os eventuais valores cobrados pela plataforma FestHome não são de responsabilidade do Festival.

 

2. Condições de inscrição

2.1. Poderão se inscrever filmes brasileiros de todos os gêneros finalizados a partir de maio de 2017, desde que nunca exibidos nas edições anteriores do Festival, com duração de até 25 minutos (incluindo os créditos).

2.2. Não serão aceitas inscrições de obras ainda não concluídas, assim como também não serão aceitos vídeos publicitários e/ou institucionais.

2.3. Também não serão aceitas inscrições de filmes que estejam ou já estiveram em qualquer momento abertos para o público em geral, na internet.

 

3. Seleção

3.1. A curadoria do XV Cinefest Gato Preto se reserva o direito de ser autônoma e soberana sobre a seleção dos filmes para a programação. Ela a fará buscando e valorizando a força da narrativa cinematográfica, as inovações estéticas e as singularidades das propostas formais.

3.2. Após os filmes serem selecionados, os escolhidos para participarem da mostra competitiva serão enquadrados em diferentes sessões temáticas que priorizarão as áreas do cinema, a fim de ser simples e puramente o foco para o debate. As sessões serão definidas após o processo de curadoria dos filmes recebidos. Essas sessões não limitam a escolha de premiações do Júri.

3.3. O Festival conta também com sessões paralelas não competitivas que comporão sua programação e que podem ser criadas pelos curadores do festival.

3.4. O Festival terá uma premiação especial para o melhor cartaz dos filmes selecionados.

3.5. Para além do processo de seleção de obras, o Festival reserva-se o direito de convidar filmes para exibição.

3.6. Para valorizar a cultura audiovisual local e regional, a curadoria tem como objetivo e premissa selecionar, no mínimo, 10% dos curtas-metragens de produção oriunda da região do Vale do Paraíba. Entende-se por produção que tenham sido filmados, produzidos ou finalizados no Vale do Paraíba. E entende-se por Vale do Paraíba todas as 39 cidades do Cone Leste Paulista, ou Região Administrativa de São José dos Campos, como exposto neste link.

3.7. A divulgação das obras selecionadas será feita até o dia 19 de agosto de 2019, no site do Festival http://www.cinefestgatopreto.com.br/

3.8. Ao inscrever o curta-metragem o realizador da obra concede o direito à direção do XV Cinefest Gato Preto de se utilizar das imagens do filme e suas trilhas sonoras, exclusivamente para a divulgação do Festival, inclusive para a criação de teasers do Festival, utilizando trechos dos filmes (não mais do que 1 minuto).

3.9. Os filmes inscritos farão parte do acervo permanente do Cine Clube de Lorena/ UNIFATEA, podendo ser exibido em outras ocasiões, desde que em sessões gratuitas e de aviso prévio aos responsáveis.

 

4. Realização e Premiação

4.1. O XV Cinefest Gato Preto acontece dos dias 5 a 09 de novembro de 2019, no UNIFATEA, localizada na Avenida Dr. Peixoto de Castro, 539,Vila Celeste, Lorena - SP.

4.2. Cópias para exibição, assim como o cartaz do filme, se houver, deverão ser entregues à organização do Festival no formato Quicktime (.mov / .mp4) codec H.264, até 10 de outubro de 2019. A entrega acontece via online, para o email miau@cinefestgatopreto.com.br ou por correio com o arquivo no mesmo formato em um HD ou um pen drive, para o endereço Rua José Maria Lisboa, 838 CEP 01423-001, São Paulo, Brasil.

4.3. O júri do XV Cinefest Gato Preto será composto por três membros consagrados no ramo cinematográfico, escolhidos pela direção do Festival. Eles terão o mesmo peso de decisão entre si e total autonomia para a escolha dos premiados.

4.4. Os curtas-metragens participantes da mostra competitiva concorrerão às premiações nas seguintes categorias: melhor direção, melhor produção, melhor atuação, melhor roteiro, melhor fotografia, melhor direção de arte, melhor desenho de som, melhor montagem, melhor cartaz, melhor filme do festival e melhor filme pelo júri popular.

4.5. A premiação concedida será um troféu do Festival.

4.6. O laboratório de roteiros, assim como as outras oficinas oferecidas pelo Festival, terão inscrição e regulamento específicos, separados deste.

4.7. A premiação acontecerá no último dia do festival, dia 09 de novembro de 2019, na cerimônia de encerramento.

 

5. Disposições Finais

5.1. O responsável pela inscrição declara, no ato da inscrição, que o realizador da obra é o detentor de todos os direitos cabíveis, garantindo sua exibição no XV Cinefest Gato Preto, e que todos os elementos ou qualquer tipo de trabalho utilizados no curta inscrito, incluindo a trilha sonora e imagens de arquivo, não violam qualquer direito de uso de imagem ou de propriedade intelectual de terceiros, concordando assim o responsável pela inscrição em assumir exclusiva responsabilidade legal por uma eventual reclamação, ação judicial ou litígio, seja direta ou indiretamente decorrente da exibição ou uso dos trabalhos. A participação no Festival implica no reconhecimento sem reservas deste regulamento.

5.2. A diretoria do Festival tem o poder de prorrogar o período de inscrição e seleção dos curtas-metragens.

5.3. Nenhum curta-metragem selecionado ou convidado poderá ser retirado depois da programação divulgada, exceto quando a diretoria do Festival assim decidir.

5.4. A programação do Festival será decidida pela direção do Festival e pode por ela ser alterada.

5.5. Os filmes selecionados para o XV Cinefest Gato Preto serão disponibilizados para os professores do Centro Universitário Teresa D’Ávila (Unifatea) até 30 dias antes do início das sessões, para serem trabalhados em sala de aula com os estudantes.

5.6. Dúvidas podem ser enviadas para o email oficial do Festival: miau@cinefestgatopreto.com.br