Sessão especial Milton Santos


Data: 1/11 | Hora: 14h35 | Local: Teatro Teresa D'ávila, FATEA, Lorena

Com a presença de Milton Santos Jr. confirmada, esta sessão homenageia o cineasta baiano que vive em São Bernardo do Campo. Há 15 anos faz filmes com os recursos que tem disponíveis, tendo realizado 22 filmes.

Recebeu justa homenagem do filme Milton - o cineasta da Vila, dirigido por Fabricio Mafezoli, exibido nesta sessão, que nos inspirou a fazer a sessão homenagem. Com mais de 20 filmes lançados de maneira independente, a vontade de fazer cinema é o que move o cineasta Milton Santtos, morador da comunidade Vila São Pedro, em São Bernardo do Campo. “Milton - O Cineasta da Vila” narra a trajetória deste realizador desde a infância apaixonada pelo cinema até a superação dos obstáculos para conseguir produzir e exibir seus filmes. Mostra também como o seu trabalho passou a ser reconhecido por pesquisadores e profissionais da área de cinema, órgãos públicos e pela mídia, em razão do seu valor artístico, estético, cultural e social.

Um realizador do chamado "cinema de borda" que consegue fazer cinema com muita dedicação e paixão. Chamado de "Mazzaropi" de São Bernardo, Milton Santos é um exemplo para o Vale do Paraíba, onde aocntece o Cinefest Gato Preto, que busca incentivar a produção local.

Diaulas Ullysses, produtor do último filme de Milton Santos, fez uma curadoria de seus filmes e escolheu o média "Gole" para compor a sessão. Abaixo ele explica a decisão:

"Depois de analisar 16 filmes das obra do Diretor Milton Santos Jr., que possui 22 filmes realizados – gostei em particular pensando num momento de bate papo mais próximo com a comunidade do Cinefest Gato Preto 2015 – um filme chamado “Gole” – que possui um elenco grande – utiliza nas filmagens as ruas e bairros da cidade de São Bernardo do Campo – SP, além das ruas, prédios, casas, locações internas e externas das casas, escritórios e uma sala de reunião. Também tem um certo cuidado mais apurado no trato com os figurinos e os atores.

O curta GOLE com roteiro e direção de Milton Santos Jr. é uma comedia onde ele busca misturar bom humor, a cidade de São Bernardo do Campo e personagens com diálogos mais voltados para o grande público – uma força conquistada a exemplo do grande cineasta Mazzaropi, em seus filmes de longa metragem. Com esse Curta/media metragem eu acho que é uma boa fase do cineasta Milton Santos jr. – que começou em 2001 a fazer filmes em casa e com a comunidade e amigos. Ele já começa a firmar seu tato com o cinema mais popular, com falas e ações do cotidiano das comunidades que ele conhece, tanto da cidade de São Bernardo como da cidade de Brumado na Bahia. Pois fortalece o filme, colocando as pessoas da comunidade onde vive, para interpretar papeis em seus filmes – mas vejo nesse filme um cuidado maior em questões de cenografia, locações e figurinos adequados a proposta – além de personagens mais soltos e com uma direção mais aprofundada de cena e atuações – fora a edição com o seu filho Tarcísio, que dão o tom diferenciado ao filme – com cortes mais precisos e uma linha narrativa mais atrativa. Acho que esse filme poderá dar um bom debate entre ele e a comunidade que o assistir.

Sinopse: Jamil um grande empresário está prestes a fechar um negócio com os Árabes – ele sofre um acidente e fica em coma – e a equipe da empresa, no desespero resolve colocar um mendigo, que é a cara do Jamil, para substitui-lo no encontro da negociação. A confusão acontece toda vez que o atrapalhado mendigo tem ataque, toda vez que toma um gole de pinga." por Diaulas Ullysses

Titulo do filme: GOLE | Roteiro e Direção Milton Santos Jr. | Gênero: Comédia | Tempo: 37 minutos | Ano: 2006 | Link trailer : http://www.youtube.com/watch?v=kgJEtR_k-78


Posts principais
Mais recentes
Arquivo
Siga o Gato
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon