Filmes selecionados do XIV Cinefest Gato Preto


O maior festival de Cinema do Vale do Paraíba divulgou a lista dos curtas-metragens selecionados para o evento, que acontece de 5 a 11 de novembro.

Os filmes são produzidos por artistas de todo o Brasil com temáticas diversificadas. No total, 63 curtas-metragens serão exibidos durante o festival, sendo 26 na Mostra Competitiva, 5 na categoria terror, 11 produções infantil e infanto-juvenil, 5 produções na categoria Vale do Paraíba, 4 filmes na sessão em homenagem à Gilda Nomacce, 8 filmes na Sessão Japão (em parceria com o Festival de Tokyo Short Shorts) e 4 na Sessão África do Sul (em parceria com o Festival Internacional de Cinema de Durban).

As mulheres são destaque nesta edição do Festival. Em primeiro lugar a atriz Gilda Nomacce, que está presente em 4 filmes inscritos no festival. Ela, que já atuou em cerca de 100 filmes, faz 4 personagens muito diversos, em um filme infantil, um drama familiar, um filme de ação (com zumbis!) e um filme de terror. Ela estará presente no festival.

A sessão dedicada à atuação se dedica a 5 filmes com atrizes poderosas. E a sessão de direção é recheada de 4 filmes documentais, dirigidos por mulheres que se colocam à escuta de personagens femininas.

De 5 a 8 de novembro, as sessões acontecerão no Teatro Teresa D'Avila, dento do Centro Universitário Unifatea, em Lorena. Os ingressos custam R$10,00. A abertura do festival acontece dia 5 de novembro, no Teatro.

De 9 a 11 de novembro, as sessões serão abertas e gratuitas na Praça Arnolfo de Azevedo, em Lorena. O encerramento será realizado na Praça, no dia 11.

O Cinefest Gato Preto é um evento cultural e está em sua 14ª edição. Acontece no Vale do Paraíba anualmente, e este ano estamos conseguindo expandir as ações do Festival para a chamada "Rota da Fé". Cidades como Aparecida, Potim, Guaratinguetá, Piquete, Cruzeiro, Canas, Cachoeira Paulista e Roseira receberão atividades extras ao festival.

Conhecido como o festival de cinema mais importante da região, o projeto tem o objetivo de promover conhecimento acerca do mundo cinematográfico, além de incentivar a criatividade de seus participantes com propostas independentes cativantes. É um mergulho no mundo dos curtas-metragens, dando espaço para uma grande produção nacional.

Os filmes concorrem a prêmios em diversas categorias. Todos concorrem ao prêmio de Melhor Filme da Votação Popular. Os que enviarem cartazes físicos concorrem ao prêmio de melhor cartaz. Todos os filmes do Vale concorrem ao prêmio de Melhor Filme do Vale, que será dado por um júri especial e ao prêmio de Melhor Filme Do Vale da Votação Popular. Todos os filmes da Mostra Competitiva (independente da sessão em que estão), concorrem aos seguintes prêmios, que serão dados por um júri especial: Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Atuação, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Desenho de Som, Melhor Montagem e Melhor Produção.

Ainda será dado um prêmio no valor de R$5.000 ao melhor projeto do Gato Lab - Laboratório de Projetos, uma novidade no Cinefest Gato Preto deste ano.

Confira a lista dos curtas selecionados:

Sessão Especial - Homenagem a Gilda Nomacce

Cadarço - Eduardo Mattos Ainda Não - Julia Leite Lilith - Edem Ortegal A Última Cova - Armando Fonseca

Mostra Competitiva

A Ponte - Rafael Câmara Eu Sou o super-homem - Rodrigo Batista O cavaleiro & o mago - Dario Alvarez (Filme do Vale - São José dos Campos) Tommy Brilho - Sávio Fernandes No Fim da Estrada - Matheus Augusto (Filme do Vale - Lorena) Lena - Gustavo Campos Sam - Miguel Moura Impermeável Pavio Curto - Higor Gomes Inadequada - Mylla Fox Kris Bronze - Larry Machado Nomes que Importam - Muriel Alves Que Som Tem a Distância? - Marcela Schild Pereira Motriz - Tais Amordivino Um Corpo Feminino - Thais Fernandes As Balas Que Não Dei Ao Meu Filho - Thiago Gomes Kairo - Fabio Rodrigo Eu, Minha Mãe e Wallace - Irmãos Carvalho Estamos Todos Aqui - Rafael Mellim e Chico Santos Superpina - Jean Santos Vidas Cinzas - Leonardo Martinelli Anderson - Rodrigo Meireles Boca de Fogo - Luciano Pérez Fernández Eleguá - Yuri Costa A Sombra do Interior - Diego Tafarel Vigia - João Victor Borges O Tamanho da Pedra - Hélio Fróes

Mostra de Terror - Gato Sangrento

Vilarejo Libertino - Danilo Morales (Filme do Vale - São José dos Campos) Bring me the head of Antonio Mayans - Felipe M. Guerra Piedade - Lucas Hendrigoo (Filme do Vale - Lorena) A Marca do Diabo - Ana Rosenrot e Vinícius J. Santos (Filme do Vale - Jacareí) A Esposa - Jeziel Bueno (Filme do Vale - São José dos Campos)

Mostra Infantil e Infanto-juvenil

Xavante: memória, cultura e resistência - Gilson Costa Depois da Tempestade - Bruno Nomura Lembra - Leonardo Martinelli Salve Todos - Isabela Renault Solito - Eduardo Reis Cadarço - Eduardo Mattos Médico de Monstro - Gustavo Teixeira Cascudos - Igor Barradas Sobre a Gente - alunos do projeto animação/ núcleo animazul Os Causos da Bisavó - Rosa Berardo Golpe Baixo - Gabriel Nóbrega, Márcio Nicolosi, Rodrigo Paulicchi

Mostra Vale do Paraíba

O Último Godot - Felipe Uchôas (São José dos Campos) Mulheres São Montanhas - Renata Calmon (São Bento do Sapucaí) A Natureza da Vida - Melquior Brito e Heloisa Antônia (São Sebastião) A Escolha de Isaac - Sergio Gagliardi-Gag (São Bento do Sapucaí) A Raposa - Marzia Gatto (Jacareí)


Posts principais
Mais recentes
Arquivo
Siga o Gato
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon