Oficinas gratuitas - se inscreva!


Nesse ano teremos 4 excelentes oficinas durante o Cinefest Gato Preto, que acontece de 5 a 9 de novembro.

Oficina de Produção, com Marcelo Torres

Marcelo é um produtor com muita experiência, com filmes de peso na bagagem, como "Xingu" (2012, de Cao Hamburguer), "Linha de Passe" (2008, de Walter Salles e Daniela Thomas), "Central do Brasil" (1998, de Walter Salles) e "Cazuza, o tempo não para" (2004, de Sandra Werneck e Walter Carvalho). Diretor de produção nascido no interior de Goiás em 1960, começou como assistente de produção e finalização de "A difícil viagem" (1981), de Geraldo Moraes. Depois foi assistente de produção do diretor Pedro Jorge em "Tigipió" (1984). Em 1986, atuou como coordenador de produção de "No país dos tenentes", de João Batista de Andrade. Desde então, vem se dedicando a esse trabalho que acontece por trás das câmeras, seja como produtor de frente, produtor de locação até chegar a diretor de produção de diversos e famosos filmes nacionais.

A oficina abordará as diversas etapas da produção no cinema.

Oficina de Produção com Marcelo Torres Quando: Dia 5/11, das 15h às 18h

Onde: UNIFATEA - Av. Peixoto de Castro, 539, Lorena, SP.

30 vagas

Inscrições pelo site: https://forms.gle/j2LDHM4YS1LegxYc9

Oficina de Roteiro, com Sylvia Palma

Roteirista de cinema, séries de tv, filmes de animação e novas mídias. Jornalista, editora e diretora de documentários. Trabalhou nas principais emissoras de televisões do país como tv globo, tv record, sbt, canal futura, entre outras. Mestre em comunicação, cultura e educação/ UERJ. Curadora da mostra de cinema Luis Buñuel. Consultora do canal futura. Parecerista do minc e fac. Docente dos cursos de pós-graduação em roteiro de cinema, tv e documentário, da faculdade Hélio Alonso; da AIC, Academia Internacional de Cinema. Vice-presidente da associação dos roteiristas ABRA, Secretária geral da GEDAR. Roteirista dos seriados: "A lei e e o crime" e "Pigmaleão do brejo" (tv record), "A Dona da Banca" (cinebrasil), dos docs "Angel Vianna", "Caminho das pedras" e "top model" (sbt) e da novela "O Sétimo Guardião" (tv globo). Atualmente, é roteirista da série "Céu Caótico" e consultora da série "Punga".

Este curso de Roteiro de Cinema e TV tem um foco eminentemente prático, com o qual se pretende que, ao final dos três módulos, o aluno tenha elaborado um argumento para curta metragem, longa ou seriado de TV, a partir de ideia original ou adaptada.

A elaboração deste argumento será feita com acompanhamento intensivo por parte da professora, com particular enfoque na compreensão e assimilação dos preceitos relativos a cada um dos passos da escrita, de modo a que o aluno possa estar preparado para ingressar neste mercado profissional, hoje em franca expansão.

Carga Horária: 8 horas (2 aulas de 3 horas e a última de 2 horas, em 3 dias)

Oficina de Roteiro Prático com Sylvia Palma Quando: dias 6/11, 7/11 e 8/11, das 15h às 18h Onde: UNIFATEA - Av. Peixoto de Castro, 539, Lorena, SP. 30 vagas Inscrições pelo site: https://forms.gle/eLf4zKobh2KK85do9

Oficina Direção de Fotografia - Teoria e Prática Nessa oficina serão abordados aspectos essenciais do universo da Direção de Fotografia cinematográfica: Aspectos conceituais e narrativos, aprimoramento técnico de câmera e luz, ferramentas de controle de exposição (Scopes), natureza da luz (dureza e suavidade) e demonstrações práticas dos temas abordados. Minibio: Leo Grego 
Apaixonado pela arte de contar histórias a partir de imagens é formado em direção cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema/SP. Sócio fundador da Master Shot – Escola de Audiovisual e cinema, trabalha como diretor de fotografia (película e digital), realizador e montador desde 2003. Como diretor de fotografia, participou da realização de diversos trabalhos de curta, média e longa-metragem para cinema, documentários e comerciais de TV. Entre outros trabalhos, destacam-se a 1ª série de TV produzida no Maranhão “O Dia Que Nos Tornamos Terroristas” (2017 - TV Cultura), direção de Lucian Rosa; o doc-tv “Almino Afonso – Des-comemoração dos 50 anos do Golpe Militar” (2015), direção de Marcelo de Souza e Gabriel Priolli; o documentário “De Onde Estou” (2015), direção de Diego Carvalho Sá, parte integrante da exposição “Brasil, passado e futuro” do MUBE/SP e o curta-metragem “O Corpo Nu” (2015), direção de Diego Carvalho Sá, selecionado para o 24º Festival MIX Brasil 2016 e o XPOSED Queer Film Festival Berlin, entre outros.Festival MIX Brasil 2016 e o XPOSED Queer Film Festival Berlin, o vídeo-clip “Nosso Pequeno Castelo / Teatro Mágico” (2012) 1º lugar no TOP10 MTV entre outros.

Oficina de Direção de Fotografia com Léo Grego

Quando: Dias 7/11 e 8/11, das 14h às 17h

Onde: UNIFATEA - Av. Peixoto de Castro, 539, Lorena, SP.

Inscrições pelo site: https://forms.gle/jEoLHaoeW8iqfcgy7

Oficina de direção e estilo no cinema periférico, com Fabio Rodrigo

O cineasta periférico Fabio Rodrigo, que já levou dois filmes ao Cinefest Gato Preto, "Kairo" e "Lúcida" (premiado como melhor filme, roteiro e fotografia) traz esse ano, através da Poiesis e Oficinas Culturais, sua oficina que aborda o cinema periférico. A oficina acontece em diversas cidades (Potim, Cachoeira Paulista, Cruzeiro e Lorena) e cada uma tem inscrição na Secretaria de Cultura da cidade.

Em Lorena, a oficina acontece no dia 9 de novembro, das 10h às 17h.

Oficina Cinematográfica Direção e Estilo com Fábio Rodrigo

Quando: 09/11, das 10h às 17h

Onde: Estação Jovem, subsecretaria da Juventude – Av. Mal. Teixeira Lott, 86, Lorena – SP.

20 vagas

Inscrições: As inscrições estão abertas e são realizadas na Casa da Cultura de Lorena, ou por telefone (12)3153-1518.


Posts principais
Mais recentes
Arquivo
Siga o Gato
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon